segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Lenda: como São Cipriano inventou as cartas


Eis como São Cipriano inventou as cartas: Este santo, depois de se arrepender da má vida que tinha, foi para longe da sua pátria e por Ia andou sete anos. Como esse santo tinha muito amor a sua querida esposa e filhos e não sabia o que seria feito de seus pais, resolveu-se a inventar as cartas. Dizia o santo: "Eu, quando era senhor das astúcias de Satanás, deitava as cartas pelo poder do meu senhor que era Lúcifer. Porém, agora não sei o que hei de fazer."

Ficou pensativo e a noite foi-se deitar. Apareceu-lhe um Anjo do Senhor e disse: - Cipriano, que andas tu a pensar? Porventura esse maldito que tu deixaste, tem mais poder do que teu Deus, que manda sobre tudo sob o Sol? A tua fé ainda não é verdadeira? - E o anjo fugiu.
S. Cipriano acordou e disse: Esta noite tive um sonho muito agradável; pois quem e que tem mais poder do que Deus? Ainda me lembro quando um dia eu mandei cair fogo do céu à terra pelo poder de Lúcifer. E uma mulher só com dizer - Jesus! Cessou o fogo de cair. Grande e o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Estava pensando nisto e disse: Pois vou deitas as cartas em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo; e assim fez.
Cipriano pegou no baralho das cartas e foi passá-las por sete pias de água benta, cada uma na sua igreja, depois disto disse sobre elas o credo-em-cruz, isto e, fez nas cartas cruzes com a mão direita, em seguida passou-as pelas ondas do mar, sete vezes embrulhadas, e não, se molharam.
Depois disto adivinhava como passava a sua família, e muitas outras coisas que ele desejava.