segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MITOLOGIA GRECO-ROMANA

Nome gregoNome romanoAnalogia com o Tarôt
HermesMercúrioI O Mago
HeraJunoII A Papisa
DeméterCeresIII A Imperatriz
ZeusJúpiterIV O Imperador
DionisoBacoV O Papa
HeráclesHérculesVI O Enamorado
AresMarteVII O Carro
TêmisVIII A Justiça
CronosSaturnoIX O Eremita
EsfingeX A Roda da Fortuna
AtenaMinervaXI A Força
PrometeuXII O Enforcado
HadesPlutoXIII A Morte
ÍrisXIV A Temperança
PanXV O Diabo
PossêidonNetunoXVI A Torre
PlêiadesXVII A Estrela
ÁrtemisDianaXVIII A Lua
ApoloFeboXIX O Sol
OlimpíadasXX O Julgamento
Monte OlimpoXXI O Mundo
PoetaXXII O Louco

Para os gregos, a mitologia era religião, os romanos também a consideravam assim e estes se apoderaram da grega e a fizeram sua.
Por isto, depois do cristianismo, passou-se a considerá-la como uma mitologia única dos dois povos. Portanto greco-romanos é o adjetivo, no plural, para tudo o que for comum aos gregos e aos romanos.
Os deuses gregos tinham suas histórias narradas pelos poetas, como Homero e Hesíodo. Eles eram apresentados como seres semelhantes aos humanos, mas com poderes sobre-humanos.
Eles eram os senhores da natureza. Podiam metamorfosear-se no que quisessem. Mandavam raios, chuvas, tempestades e furacões. Mas os homens podiam consultar o oráculo para saber sobre o seu destino.
Os gregos e os romanos construíram templos para os seus deuses. Nestes templos eles faziam orações e preces. Às vezes eram feitos sacrifícios de animais e outras oferendas. Eles também guardavam um período especial do ano para fazer festas dedicadas a um determinado deus.
Assim, havia as bacantes, festa dedicada a Baco, deus do vinho e da alegria. Havia festa dedicada à deusa da colheita, Ceres. Uma dedicada à fertilidade e muitas outras festas, em que se dedicavam em homenagear seus deuses...
volta ao topo


A HISTÓRIA DOS DEUSES – os principais deuses da mitologia grega
O que se diz de mitologia greco-romana é mais a história dos deuses do que a experiência mítico-religiosa dos gregos e romanos. Em linhas gerais, vamos contar um pouco desta fabulosa história.
No princípio, conforme as crenças gregas, havia um grande vazio chamado Caos, o ilimitado e indefinido...
Desta imensidão surgiu Gaia (Gaea) ou Titeia (a Terra). Como primeiro corpo sólido, Gaia limitou o espaço indefinido e o separou. Abaixo da Terra, ficaria o Érebo, a morada das sombras. Acima dela,Urano ou Céu, o céu estrelado, nascido da própria Gaia. Sozinha, Gaia também gerou as montanhas, as ninfas e o mar.
A noite já havia surgido no espaço... Assim também surgira Eros ou Cupido – o amor universal (a força geradora do cosmos, a união). Nenhuma força agora poderia fecundar sozinha. Deste modo, sempre que Urano descia à Gaia, ela era fecundada.
Desta união surgiu a primeira população da terra. Ela deu à luz aos Titãs (forças incontroláveis da natureza), aos Cíclopes, monstros de um só olho e os Hecatônquiros, gigantes de cem braços e cinquenta cabeças.
Os Titãs eram doze: seis homens e seis mulheres. Mas outra versão diz que Urano e Gaia tiveram 6 filhos...
  1. Têmis – a justiça
  2. Mnemósine – a memória universal
  3. Tétis ou Tethys – a alma feminina do mar
  4. Reia ou Rhea (Cibele) – mulher de Cronos
  5. Phoebe – (de Coeus e Phoebe nasce Leto)
  6. Oceano ou Oceanus – alma masculina do mar – (a versão de 6 filhos diz que de Oceanus com Tethys nasce Iapetus)
  7. Hipérion – o fogo astral
  8. Iápeto ou Iapetus – pai de Atlas – (a versão de 6 filhos diz que Iapetus é pai de Prometeu também)
  9. Prometeu – quem deu o fogo dos deuses aos homens
  10. Epimeteu ou Epimetheus
  11. Cronos ou Saturno – o senhor do tempo
  12. Coeus (de Coeus e Phoebe nasce Leto)
Como Urano não aguentasse a feiúra de seus próprios filhos, decide encerrá-los no centro de Gaia. Cansada de tanta fecundação e irritada por ver seus filhos trancafiados dentro de suas entranhas, Gaia planeja uma vingança contra Urano. Chama os Titãs e lhes pede ajuda para derrubar Urano, mas todos se recusam, exceto Cronos.
Este, parte então para enfrentar seu pai, Urano, que vem novamente à Gaia, Cronos sai de seu esconderijo e trava dura batalha com ele. Com sua foice derrota o pai e lhe arranca os testículos que são arremessados ao mar, do sangue de Urano, nascem as Melíades, ninfas dos carvalhos e as Erínias, vingadoras de crimes semelhantes aos cometidos por Cronos.
Cronos, assim, torna-se o senhor do universo, acima de todos os outros Titãs. Ele se casa com sua irmã, Reia e tem seis filhos. Ao descobrir que um de seus filhos o destruiria, Cronos passa a devorá-los assim que nascem. São eles:
  1. Héstia ou Vesta – deusa casta dos lares, a grande mãe e protetora de todas as mulheres casadas. Mediadora da integração psicológica; centro religioso; religiosidade; virgem venerável; ritual de fogo; significa uma lareira (na Grécia antiga significava um culto a alguma coisa, um ritual, estar em volta de uma lareira), para a felicidade de um casal é necessário ter uma lareira ou um altar; continuidade; consciência partilhada e identidade comum; presença espiritualmente sentida; donas de casa; deusa do lar; interior; anonimato; monges e freiras; pureza absoluta; percepção focalizada no mundo interior; concentração; discriminação; desapego das pessoas; sem ambição; auto suficiência.
  2. Hades ou Pluto (Plutão) – o senhor dos infernos
  3. Possêidon ou Netuno – é representado com seu tridente, sempre rodeado por nereidas e outras criaturas marinhas, torna-se o senhor dos mares.
  4. Zeus ou Júpiter – deus da luz e do céu.
  5. Hera ou Juno – deusa, esposa de Zeus.
  6. Deméter ou Ceres – deusa da agricultura e das colheitas ensinou os homens a arte de cultivar a terra.
Reia, descontente com isso, esconde um de seus filhos, Zeus e em seu lugar entrega uma pedra que é rapidamente devorada por Cronos, que não percebe a tramoia.
Zeus então, foge e vai de encontro com os Titãs e outras criaturas para derrotar Cronos. Durante mais de dez anos, Júpiter luta contra Cronos até finalmente derrotá-lo. Após sua vitória, ele consegue recuperar vivos os seus irmãos devorados.
Zeus, agora, governa o mundo, seu reino foi instalado no Monte Olimpo (sinônimo de céu para os gregos). Com Hera, ele teve:
  1. Ares, também conhecido como Marte, o deus da guerra (personagem de inúmeras aventuras, foi amante de Afrodite, com quem teve dois filhos: Deimod e Fobos).
  2. Hefestos ou Vulcano, deus do fogo, da metalurgia e das fornalhas, artesão dos deuses, era o mais feio mas em contra partida o mais habilidoso, entre seus muitos dons estava a incrível maestria com que forjava metais – Hefestus is often said to be only Hera’s son.
  3. Hebe, a qual foi esposa de Héracles (Hércules).
  4. Eileithyia
Mas Zeus era insaciável e partiu para outras conquistas amorosas... Com Deméter, teve Perséfone ou Prosérpina, esposa de Hades.
Com Latona ou Leto (deusa) tem dois filhos gêmeos: Apolo ou Febo (Sol) deus das artes, músicas e poesias e Ártemis ou Diana deusa da caça.
Afrodite ou Vênus – nasce das espumas do mar com o esperma de Zeus, deusa do amor e beleza física, é a patrona dos amantes e apaixonados; outra versão diz que Zeus teve Afrodite com a deusa Dione – Afrodite is usually said to be born of sea form.
De sua cabeça, cérebro, nasceu Atena ou Minerva, a deusa da sabedoria e do bom senso, filha idealizada e predileta de Zeus. Muitas cidades da Grécia antiga se colocaram sob sua proteção, entre elas, Atenas, onde seu culto era perpetuamente honrado.
Com Sêmele (mortal) teve Dioniso ou Baco, deus do vinho e do delírio místico; com Alcmena (mortal) teve Héracles ou Hércules; com Maia (deusa) teve Hermes ou Mercúrio.
Entre estas e várias outras conquistas amorosas, Hera manteve-se sempre ciumenta e por vezes, vingativa. Mas ela sempre continuou fiel ao seu esposo...
volta ao topo


OUTROS NOMES SIGNIFICATIVOS
ADMETOS – “Foi escolhido para morrer”.
AQUILES – Herói grego, filho de Tétis e Peleu. Ao nascer, sua mãe mergulhou-o nas águas do Estige para torná-lo invulnerável (exceto o calcanhar, por onde o segurou). Em pouco tempo tornou-se o primeiro herói da Grécia.
ÁSTREA – Estrela virgem; anunciadora da idade feliz, uma vez que ela, na sua fertilidade é uma hipótese de abundância na Terra; época da igualdade, harmonia e abundância; espontaneidade.
CADMO – Construtor e primeiro Rei de Tebas. Foi ele que deu aos gregos o seu alfabeto. Casou-se com Harmonia e tornaram-se rei e rainha da Ilíria.
DEUCALIÃO – O Noé grego. Construiu uma arca onde durante nove dias sobreviveu ao dilúvio. Ele e sua esposa repovoaram a Terra.
ENEIAS – Filho de Afrodite e Anquises. Fugiu de Troia, vagou pela Sicília e por Cartago, fundando a Itália.
EVANDRO – Filho de Hermes e Carmenta. Fundou a cidade de Palanteu, no Tibre e levou os deuses e o alfabeto grego para a Itália. É o inventor mítico do alfabeto latino.
HÉCATE (será a Lilith?) – Deusa da escuridão, a filha do Titã Pérses e Astéria. Diferente de Ártemis, que representava o luar e o esplendor da noite, Hécate representava a sua escuridão e seus terrores. Em noites sem luar, acreditava-se que ela vagava pela terra com uma matilha de uivantes lobos fantasmas. Era a deusa da feitiçaria e era especialmente adorada por mágicos e feiticeiras que sacrificavam cães e cordeiros negros à ela. Como deusa da encruzilhada, acreditava-se que Hécate e seu bando de cães assombravam lugares lúgubres que pareciam sinistros aos viajantes. Na arte, Hécate era frequentemente representada tanto com três corpos ou três cabeças e com serpentes em torno de seu pescoço.
HYGEIA – Filha do deus da medicina; cuidar da saúde de todos os seres vivos; saber instintivamente quais os medicamentos e alimentos aconselháveis; medicina preventiva; poder de restauração das forças; necessidade de busca da integração entre corpo, mente e espírito.
Abaixo (lado direito), Atlas Segurando a Abóbarda Celeste, ou Atlas de Farnese (200 d. C.) – Escola Romana, Museu Nacional Arqueológico, Nápoles – Itália. Do lado esquerdo, um selo da Itália datado de 1950 (SG: 745), emitido para comemorar a Quinta Conferência Geral da UNESCO, ocorrida em Florença, em 1950; o selo mostra a estátua de Perseu segurando a cabeça da Medusa – obra de Benvenuto Cellini.
Atlas Segurando a Abóbarda Celeste
Perseu (filho de Zeus e Danae), usando um escudo espelhado que havia tomado emprestado de Atena (Minerva), aproxima-se da górgona Medusa (a mulher com cabelos de serpente), que tinha o poder de petrificar com o olhar quem a fitasse.
Os raios do sol se refletem no escudo e incidem diretamente nos olhos da Medusa. Ofuscada, ela desvia o olhar de Perseu. Ele então a degola, segura a cabeça pelos cabelos de serpente e tenta atravessar as terras habitadas por Atlas.
Este tenta expulsá-lo, mas Perseu, enraivecido, mostra-lhe a cabeça da Medusa. Sem saber que não poderia fitá-la, Atlas então é petrificado e transformado no atual Montes Atlas, na África. A morte de Atlas se faz à medida que ele se transforma em pedra...
Perseu também salvou Andrômeda de um monstro marinho e desposou-a... Abaixo, a obra “Perseu e Andrômeda”, pintada por Lord Frederick Leighton.
TESEU – Décimo rei de Atenas Suas inúmeras façanhas deram-lhe o título de filho de Netuno. Sua maior proeza foi derrotar o terrível minotauro, no famoso labirinto da Ilha de Creta.
TRANSPLUTO – Tem as mesmas características de Urano.
TRIPTÓLEMO – Filho de Celeu, Rei de Elêusis. Percorreu a Grécia ensinando a arte de arar e colher, que a deusa Deméter lhe ensinou.
ULISSES – Também conhecido como Odisseu, é o herói mais célebre da Antiguidade. Depois de protagonizar a Guerra de Troia, viveu as inúmeras aventuras narradas na Odisseia de Homero. Era marido de Penélope e pai de Telêmaco.
Abaixo, três selos postais da Grécia, todos emitidos em 1983 que mostram: Busto de Homero (SG: 1649), escapando da caverna de Polyphemus (SG: 1644) e Blinding of the Cyclops Polyphemus (SG: 1643), respectivamente.
No épico poema da Odisseia, escrito pelo poeta cego Homero, o herói Ulisses encontrou numerosas dificuldades... O encontro com o canibalístico cíclope Polyphemus em uma ilha, levou Ulisses e seus seguidores a cegar o gigante em sua caverna com uma estaca quente. Como o gigante cego estava guardando a entrada da caverna, eles ataram-se uns aos outros e passaram (imitando um boi pastando) sem serem notados...