quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Búzios


A consulta feita através da leitura dos búzios é uma arte divinatória que ao ser consultada identifica o nome do orixá ( ORI: cabeça física e astral + IXÁ: guardião ou anjo da guarda) e através deles encontramos os problemas, dificuldades pelas quais estamos passando sejam de ordem material, espiritual ou afetiva e qual o melhor caminho a ser tomado, trazendo assim as soluções mais adequadas e satisfatórias para cada caso. A análise dos búzios está diretamente ligada a Òrúnmìlà, Deus supremo da adivinhação. O jogo de búzios é exclusivo do culto afro, cujos integrantes cultuam o candomblé em suas várias nações, desde que os mesmo tenham sido devidamente preparados para esta pratica.


O método mais comum de jogo consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adotam ao cair sobre ela. O pai ou mãe de santo, antes reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Os orixás determinam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas. Òrúnmìlà sabe e conhece o destino de todos os homens e de tudo o que têm vida em nosso mundo, pois ele está presente no ato da criação do homem e sua vinda a terra, e é neste exato instante que determina os destinos e os caminhos a serem cumpridos pôr aquele determinado espírito.


É pôr isso que ele tem as respostas para toda e qualquer pergunta que lhe é feita, têm a solução para todo e qualquer problema que lhe é apresentado, têm o remédio para todas as doenças que lhe forem apresentadas, pôr mais impossível que pareça ser a sua cura. Todos nós deveríamos consultar Òrúnmìlà antes de tomarmos qualquer atitude e decisão em nossas vidas, com certeza iríamos errar menos.